Projetos

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÈDIO D. JOÂO VI




Marconi Martins Monteiro
Raimunda Pereira Oliveira
Shakira Cristina Ribeiro










Projeto Educação Matemática: Por uma nova metologia


OBJETIVOS

Geral: Desempenhar tarefas pedagógicas referentes à matemática e a física de maneira a propiciar uma melhor aprendizagem através de recursos didáticos mais bem elaborados.



Específicos: Desenvolver a teoria em conjunto com a prática;
Auxiliar o trabalho pedagógico ás iniciativas de compreensão, atenção e raciocínio quanto a física e a matemática;
Executar atividades interdisciplinares por meio de recursos inovadores.



METODOLOGIA
A concepção geral deste projeto parte do princípio de que a linguagem docente deve estar voltada para a formação de um cidadão autônomo, crítico e capaz de interagir socialmente no mundo que o cerca, de acordo com o novo milênio.
De acordo com Moita Lopes (1993) o contexto e a interação social são essenciais para a construção do conhecimento e para o sucesso da aprendizagem.
Os trabalhos que serão desenvolvidos de acordo com os assuntos dados em sala de aula e com duração de 45 minutos.



METAS

Formar por meio de jogos e recursos alunos hábeis na prática da matemática, assim como propiciar aos mesmos aulas dinâmicas e envolventes;

Facilitar par o profissional da educação o trabalho em sala de aula através o ensino prático;

Estabelecer o mais viável possível a relação teoria x prática muito discutida nos meios educacionais;

Minimizar o número de alunos em dependência nas disciplinas que envolvam cálculos.


JUSTIFICATIVA


A Educação escolar apresentada hoje nas instituições de ensino desenvolvem-se por meio de aulas teóricas e práticas segundo teóricos da educação matemática.
Na verdade o que acontece como ressalta GIARDINETO é que ¨ensino de matemática tem sido desenvolvido de forma enfadonha, com ênfase numa memorização aleatória de resultados conceituais, apresentados sem anexos, como se fossem pré-determinados. Entre outras coisas, esse ensino não tem levado em consideração o conhecimento matemático adquirido pelos indivíduos nas atividades da vida cotidiana¨(p. 3).





Fica evidente na citação supra que o ensino da matemática é desvinculado do conhecimento que o sujeito possui a priori, sendo assim não lhe causa interesse o ensino de conteúdos trabalhados em sala de aula que não há ligação com sua vida diária.
Sendo assim, o processo educacional busca entre tantos meios, um que seja viável à melhoria da qualidade do ensino, assim estuda, elabora e até discorda de alguns métodos de ensino, uma vez que o interesse é a aprendizagem. A aprendizagem é o elemento imprescindível de que o homem dispõe para vencer os obstáculos que lhe são apresentados, seja ela qual for, pois todos os homens precisam de auxilio a mais além da mera percepção, pois dispõe do raciocínio. É nessa perspectiva que observamos o quanto é importante o trabalho didático-pedagógico bem elaborado e bem desempenhado, haja vista que a meta é a aprendizagem dita, para tanto precisamos de recursos meios, suportes que venham a nos auxiliar neste desempenho.
Foi, entretanto pensando no que está supra citado e na necessidade de melhorarmos as aulas de matemática e física que resolvemos criar um laboratório de ambas as disciplinas, pois sabemos que o ensino precisa se desenvolver através da teoria em conjunto com a prática.



IDENTIFICAÇÃO


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio d. João VI.
Rua: Duque de Caxias, nº 492
Bairro: D. João VI
Telefone: (91) 3462-5114
e-mail: eeefmdjoaovi@hotmail.com
Capanema-Pará

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. João VI está situada em um bairro periférico e tem uma clientela bastante diversificada, atualmente conta com dois mil alunos divididos no Ensino Fundamental e Médio. São quarenta e três turmas incluindo duas turmas de classe especial, informamos ainda que funcionamos nos turnos da manhã, tarde e noite, assim contribuímos para que nenhum aluno fique fora da sala de aula.


TÍTULO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POR UMA NOVA METODOLOGIA


ÁREAS DE CONHECIMENTOS: Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química e Matemática).



INTRODUÇÃO


Em virtude do Processo de Descentralização Administrativa e Pedagógica por que passa as escolas públicas do país, se torna necessário que os professores implementem cada vez mais a sua forma e ensinar, visto que os recursos financeiros que chegam a escola não suprem as suas necessidades, pois traz uma forma inovadora de educar, haja que as disciplinas da área de Ciências Exatas é que traz mais dificuldades aos nossos educadores.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O projeto será desenvolvido a partir do mês de agosto a dezembro de 2007


RECURSOS MATERIAS


Compasso
Esquadro
Jogo de Xadrez
Mesas
Tabuleiros
Máquinas de calcular
Réguas 05 cm
Réguas 1M



RECURSOS FINANCEIROS

R$ 5.000,00


RECURSOS HUMANOS


Destinatários: Diretores, coordenadores, técnicos pedagógicos e professores.

Beneficiários: Alunos e comunidade em geral.



FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÂO


Os alunos almejam serem desenvolvidos na E.E.E.F.M. D. João VI, em uma sala adequada de modo que todos os alunos do ensino médio participem do Projeto abrangendo assim os alunos da escola e comunidade em geral que esteja interessada em ampliar os seus conhecimentos



PROCESSO AVALIATIVO

A avaliação deste Projeto será continuada, periódica e levando em consideração que a construção e o desenvolvimento do convívio democrático é um processo que realiza a cada dia com a participação de toda a comunidade interna e externa da escola, pois todas as tarefas serão estimuladas pelos professores orientadores ou voluntários, assim as avaliações decorrem de acordo com a participação dos alunos nas atividades propostas.